quarta-feira, 11 de maio de 2011

Lucro da indiana Shree Renuka cai 74% a US$ 13,3 milhões

Elevação de custos, que superou o aumento da receita, afetou resultado da companhia no 2º trimestre

MUMBAI - A indiana Shree Renuka Sugars Ltd. informou nesta terça-feira, 10, queda de 74% no lucro líquido do segundo trimestre por causa da elevação de custos, que superou o aumento da receita. A maior refinaria de açúcar da Índia em capacidade apurou resultado de 594 milhões de rupias (US$ 13,28 milhões) no período, ante 2,24 bilhões de rupias no mesmo período do ano fiscal anterior.
A receita aumentou 3,3%, para 18,4 bilhões de rupias, de 17,81 bilhões. Os custos totais subiram 15,3%, para 16,73 bilhões, de 14,51 bilhões. Os gastos com pagamento de juros também cresceu, para 1,86 bilhão, de 260 milhões de rupias no segundo trimestre anterior. Os resultados consolidados incluem as operações da companhia no Brasil.
Em entrevista ao canal de televisão indiano ET Now, o diretor gerente da companhia, Narendra Murkumbi, disse que o gasto com juros decorre das duas aquisições feitas no Brasil. "Quando assumimos a gestão no ano passado, elas (as operações brasileiras) estavam registrando perdas pesadas", disse.
A Shree Renuka comprou participação majoritária no Grupo Equipav, renomeado para Renuka do Brasil S/A. Também adquiriu a Vale Do Ivaí SA Açúcar e Álcool. Ambas começaram a gerar resultados, disse Murkumbi. "Temos uma perspectiva bastante positiva sobre o nosso negócio brasileiro para a temporada de processamento que começou em abril."
As sete unidades na Índia contribuíram com 12 bilhões de rupias para a receita da Shree Renuka, enquanto as quatro do Brasil renderam 6 bilhões. A empresa ainda possui duas refinarias em portos indianos com capacidade para processar 1,7 milhão de t por ano.
Em fevereiro, Murkumbi informou que a companhia deverá moer 12 milhões de toneladas de cana nas duas unidades na safra 2011/12, ante 10,5 milhões de t em 2010/11. A capacidade total de moagem no Brasil é de 14 milhões de t. Na Índia, as sete usinas têm capacidade de moagem de 35 mil t por dia.
Murkumbi, que também é presidente da Associação Indiana das Usinas de Açúcar, prevê a produção total de açúcar na Índia entre 24 milhões e 25 milhões de toneladas, com uma demanda de 23 milhões de t. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário