sexta-feira, 20 de maio de 2011

Empresário está menos otimista, mostra CNI

O empresário industrial está menos otimista com o desempenho da economia. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 1.819 empresas mostrou que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) ficou em 57,5 pontos em maio, inferior 2,2 pontos em relação a abril e 8,8 pontos menor em comparação ao resultado de maio de 2010.

O Icei varia de zero a cem e pontuações superiores a 50 indicam otimismo. A CNI salienta que a redução de 2,2 pontos entre abril e maio foi a maior em dez meses considerando bases de comparações com meses imediatamente anteriores.

"O Icei de maio mostra que o industrial avalia que a economia está andando de lado, em menor ritmo. Isso não significa que esteja havendo queda na produção. Mas a redução da confiança pode, claramente, levar os empresários a rever planos de investimento", advertiu o gerente de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca.
O recuo do indicador foi influenciado pela percepção dos industriais de que as condições da economia brasileira pioraram em relação aos últimos seis meses. Esse componente específico do Icei ficou em 44,9 pontos nesta última medição, inferior a 50 pontos, fato que indica falta de confiança.

Fonseca lembrou que o nível de confiança do industrial vem diminuindo gradativamente desde meados de 2010. Ele lembrou, contudo, que apesar da redução do Icei os industriais continuam otimistas. Uma das explicações é que esperam por um desempenho melhor dos negócios no segundo semestre em relação aos primeiros seis meses do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário