sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Presidente do BNDES vê anos difíceis para indústria
Coutinho afirmou que hoje o Brasil tem uma perspectiva positiva no cenário global, o que atrai recursos estrangeiros para investimentos
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse que prevê um "período difícil" para a indústria de manufatura brasileira nos próximos anos.
No entanto, Coutinho afirmou que algumas das condições podem ser melhoradas.
Ele contou que o governo trabalha na costura de uma segunda etapa da Política de Desenvolvimento Produtivo, que está sendo chamada de PDP 2. Ela pode ser anunciada entre o fim deste ano e início de 2011.
"Ela está bastante detalhada, pendente de entendimentos finais porque existe uma parte das medidas que tem a ver com tratamento tributário a exportações e que precisa ser aperfeiçoada tanto combatendo certos canais de importação que existem hoje quanto buscando aperfeiçoar a incidência de impostos sobre as exportações ou os mecanismos de créditos tributários".
Segundo o economista, o Brasil poderá alcançar uma taxa de juro real de curto prazo compatível com os bons fundamentos da economia, como a relação entre a dívida e o PIB.
"Isso atenuará o custo de capital do lado dos financiamentos privados ou via mercado de capital, e também o câmbio", afirmou.
Coutinho afirmou que o Brasil tem uma perspectiva positiva no cenário global, o que atrai recursos estrangeiros para investimentos e capital de arbitragem.
"Pelo menos esse último poderá ser melhorado (na medida em que for possível baixar juros)", avaliou.
Fonte: Brasil econômico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário