segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Múlti fecha contrato com a ERB para receber vapor


| De São Paulo
02/12/2010
A ERB (Energias Renováveis do Brasil) fechou contrato com a Dow do Brasil para o fornecimento de vapor por um período de 18 anos. O contrato prevê o suprimento de energia para o maior parque industrial da multinacional no país, no complexo de Aratu (BA).
Criada em 2008, a ERB, controlada pela Rioforte Investments Holding (Grupo Espírito Santo) e pelo Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS), gerido pela Caixa Econômica Federal, tem como foco desenvolver projetos integrados de cogeração de energia de biomassa para clientes industriais, substituindo fósseis por combustível renovável. Esse foi o primeiro contrato fechado pela companhia. Outros nesse sentido serão ser anunciados até julho de 2011, afirmou ao Valor Paulo Vasconcellos, diretor-executivo da ERB.
O combustível a ser usado para a produção de vapor será o cavaco de eucalipto, em substituição ao gás natural, atualmente utilizado pela Dow, informou Emilio Rietmann, também diretor-executivo da ERB. Essa substituição permitirá a redução de emissões de dióxido de carbono em cerca de 180 mil toneladas por ano.
A fábrica de cogeração de vapor da ERB será erguida ao lado do complexo de Aratu, onde ficam as instalações da Dow. Serão investidos R$ 160 milhões e as operações deverão ter início a partir do primeiro semestre de 2013, afirmou Vasconcellos.
"Vamos investir no plantio de eucaliptos em uma área de 9.500 hectares", afirmou Rietmann. Para atender à demanda de 2013, a ERB vai recorrer a florestas semiprontas. "Em 2016, nossas florestas já estarão em estágio sustentável."
Os executivos afirmaram que a companhia tem outros três projetos em desenvolvimento na região onde a Dow está instalada, além de projetos em estudos no Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais.
A energia excedente de vapor que não for aproveitada pela Dow será vendida pela ERB no mercado nacional, afirmou Rietmann.
Com faturamento de US$ 2,28 bilhões no Brasil em 2009, a multinacional americana conta com 17 unidades fabris e 5 centros de pesquisa. A empresa atua no país nos segmentos de tintas, especialidades químicas e agronegócios. (MS)
Fonte: Valor On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário