MARCELO REHDER - Agencia Estado
SÃO PAULO - O consumo aquecido no período de entressafra da cana-de-açúcar fez os preços do etanol hidratado dispararem nos postos de combustíveis do País. Desde o início do ano, o produto já acumula alta de 19% no Estado de São Paulo, principal região produtora. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na semana terminada em 18 de março o preço médio do litro do combustível no Estado ficou em R$ 1,99, ante R$ 1,671 no mês de dezembro de 2010.
Na média de preços do Brasil, a alta foi de 14,5%. A gasolina segue mais competitiva que o etanol em 25 Estados e no Distrito Federal. Só em Mato Grosso ainda é mais vantajoso encher o tanque de um carro flex (bicombustível) com etanol do que com gasolina. Para não perder dinheiro, basta dividir o preço do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for um número acima de 0,70, compensa abastecer com gasolina.
Os preços do etanol só tendem a começar a baixar a partir da segunda quinzena de abril, quando as usinas devem iniciar a moagem da nova safra e a oferta do combustível será maior. É o que tradicionalmente acontece todos os anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário