terça-feira, 29 de março de 2011

Fornecedores para usinas estão confiantes

Para chegar ao índice de 0,69 de confiança dos fornecedores do setor sucroenergético, os responsáveis pelo levantamento consideraram oito itens -com respostas dos próprios empresários- para embasar o resultado.

O objetivo, de acordo com Maurício Jorge Pinto de Souza, professor do Departamento de Economia da FEA e responsável pela metodologia, foi encontrar uma ponderação que refletisse a maneira como os gestores avaliam condições do mercado.

As 125 empresas que responderam à pesquisa avaliaram aspectos atuais e expectativas sobre a economia brasileira, o sistema agroindustrial sucroenergético, as condições dos fornecedores do setor como um todo e de suas próprias empresas.
Para cada um dos oito itens (quatro atuais e quatro futuros), atribuiu-se um valor e, por meio de uma média simples, definiram-se dois índices (um atual e outro futuro). Por fim, uma média ponderada entre eles fornece o nível de confiança.

Valores acima de 0,50 pontos indicam que os empresários estão confiantes. Segundo Souza, os pontos atribuídos às expectativas têm peso maior no cálculo.
Os 0,69 obtidos em fevereiro indicam uma confiança dos fornecedores do setor maior que a dos empresários em geral, que foi de 0,61 no primeiro bimestre, segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário