DE BRASÍLIA - O governo deve publicar amanhã a medida provisória que prevê financiamento federal para estocagem de etanol. O texto da MP já está pronto e deve ser assinado pela presidente Dilma Rousseff. A regulamentação das regras será feita pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). Produtores afirmam que a medida chegou tarde para evitar escalada do preço do álcool e tende a gerar impacto somente na próxima entressafra da cana-de-açúcar, de janeiro a abril.
O objetivo da medida é suprir a demanda interna e, ao mesmo tempo, garantir um preço razoável do etanol na fase da entressafra. Preocupado em garantir o abastecimento de etanol, o governo já reduziu a mistura de álcool à gasolina de 25% para 20% e colocou sob responsabilidade da ANP (Agência Nacional de Petróleo) a fiscalização e a regulação do setor.
O preço do etanol está 5% mais alto nas usinas neste ano do que em 2010, quando a falta de cana já começava a afetar a produção. Nos postos de combustível de São Paulo, a alta é de 18,5% no mesmo período. Pesquisa feita pela Folha na semana passada detectou preço médio de R$ 1,92 do litro do álcool hidratado na cidade de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário